DROGAS E AGRESSIVIDADE ADOLESCENTE


DROGAS - Como estamos combatendo este mal?


        As drogas são o maior foco gerador de crimes e que destrói a vida de nossos jovens e de nossas famílias.
        Segundo o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC) da Polícia Civil, deteve até maio de 2003, 171 pessoas envolvidas com tráfico de drogas sendo 151% superior ao total  de prisões ocorridas no mesmo período  de 2002, quando 68 pessoas foram presas.
        O montante de drogas apreendidas também é volumoso. Somente maconha houve um acréscimo de 127%; até maio de 2003 foi apreendida mais de uma tonelada, contra 470kg nos cinco primeiros meses de 2002.
        Através de programas especiais, como "Tô Ligado", criado em 2003 pelo DENARC, e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), posto em prática pela Brigada Militar desde 1998, estamos conseguindo atingir milhares de estudantes do Estado do Rio Grande do Sul inteiro. Ambos baseiam-se em palestras desenvolvidas para pais, alunos e professores, nas quais são apresentadas as causas, os efeitos, a responsabilidade penal e a prevenção ao uso da maconha, da cocaína, do crack e também das drogas lícitas, como cigarro e o álcool.
          A droga é responsável, direta ou indiretamente pela maioria dos lamentáveis desastres entre os seres humanos, atingindo ricos e pobres.
          Dizem os estudiosos que a pessoa drogada perde as inibições e, portanto, passa a manifestar o que possui de pior em si de forma descontrolada, sem restrições, sem limites.
          Qualquer tipo de droga pode causar desgraças, inclusive as lícitas.    
           A sociedade é um lugar que cria os drogados, pois um usuário também é um cidadão, princípio de igualdade, persistem nos direitos assistidos, questão do aceite do drogado.
           Há lugares onde os drogados são acolhidos e recuperados, mas muitos não aceitam ser recolhidos e continuam nas ruas, pois a droga hoje é uma industria e a inclusão na sociedade fica mais difícil.
                                                                                              Testo feito em 30.06.2004 /Rosiane
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário